5 de abril de 2014

Dolceacqua, na Riviera Italiana

Na belíssima região da Ligúria, Dolceacqua é a aldeia medieval mais importante do Vale de la Nervia. ​




As duas torres ​quadradas do seu antigo castelo dominam ​as casa​s dos dois lados do rio, ​que são ligadas por uma ponte medieval em pedra.






De um lado do rio, o antigo centro "Terra" e do outro lado​, a parte mais nova, do século XIX, "Borgo". 

A parte antiga cresceu aos pés do Castelo de Doria, que fica cercado de ruas pitorescas, tabernas, e lojas de artesanato típico. 



Monet dedicou quatro obras à cidade e descreveu a antiga ponte com "jóia da leveza". Fica a 48 km de Nice. À voir Castelo Doria, Igreja de Dolceacqua​





Nas padarias (panificio) podemos experimentar a michetta, um pão típico que tem como origem uma trágica história de amor do século XIV: 

Um casal apaixonado (Basso e Lucrezia) se casou, mas na noite de núpcias ela foi raptada pelo marquês do Castelo Doria, que tinha o direito da primeira noite das moças da sua região.

Como Lucrezia resistiu, o marquês a jogou no calabouço, onde ela morreu.  Furioso com a perda da sua esposa, Basso foi ao castelo e, antes de matar o marquês, exigiu que fosse abolida a terrível lei.



No dia seguinte, para comemorar o fim da lei, as mulheres da aldeia criaram esse pãozinho.  Até hoje, no mês de agosto, é realizado o Festival Michetta, em homenagem a essa história de amor, e a "lei da primeira noite", que foi abolida em 1364.

Mapa


Distâncias:

5 km de Ventimiglia
19 km de Mônaco
22 km de San Remo
26 km de Menton
50 km de Nice

A gare mais próxima é a Gare de Ventimiglia, de lá, partem ônibus até Dolceacqua. 

O aeroporto mais próximo é o de Nice. De Nice a Ventimiglia, trem TER, 50 minutos, 9 euros.











Nenhum comentário:

Postar um comentário